Pesquisar

Tudo que você precisa saber sobre os serviços da Cemig e o Cemig Atende

Compartilhar

A Cemig é a Companhia Energética do Estado de Minas Gerais. Dessa forma, ela é a responsável pelo fornecimento de energia elétrica em grande parte do estado. A empresa presta serviços para aproximadamente 96% da população.

Neste artigo vamos expor os principais serviços prestados pela empresa e tirar todas as dúvidas sobre solicitações. Sejam elas novas ligações, troca de titularidade, segunda via, suspensão e religamento de energia, Cemig Atende. Além disso, vamos falar sobre bandeira tarifária e economia de energia. Ademais, quais impostos incidem sobre sua conta Cemig.

Confira!

Cemig Atende

O Cemig Atende é o meio digital, em que os usuários podem ter acesso aos mais variados serviços de maneira fácil e intuitiva.

O aplicativo está disponível nas principais lojas de aplicativos de celulares ou através do site. Nele, é possível ter acesso a:

  • Registrar reclamação por falta de luz
  • Solicitar segunda via de contas
  • Pagar contas através de debito em conta
  • Acessar o histórico de contas
  • Alterar o vencimento da fatura
  • Solicitar troca de disjuntor
  • Informar conta paga
  • Solicitar mudança de local
  • Solicitar poda de árvore

Dessa forma, o Cemig Atende cobre uma grande parte dos serviços prestados pela companhia. Entretanto, há alguns outros que não são. A seguir vamos destacar e ver as informações mais importantes.

Nova ligação ou aumento de carga

A primeira providencia quando se deseja solicitar uma nova ligação Cemig ou o aumento de carga, é a construção do padrão dentro dos parâmetros especificados nas normas técnicas, que podem ser conferidos no link.

A partir da construção do padrão, o requerente só precisa comparecer em uma agencia ou posto de atendimento Cemig com documento de identidade e CPF originais ou fazer a solicitação através do Cemig Atende.

Suspensão e religação da Energia

A suspensão do fornecimento de energia elétrica para residências ocorre mediante o chamado reaviso, através desse alerta a Cemig informa em qual data ocorrerá a suspensão do serviço até o pagamento do debito.

Em geral a suspensão para classes residenciais que não as de baixa renda, ocorrem a partir do décimo sexto dia de atraso.

Importante ressaltar que o informe do pagamento de contas em atrasos pode ser realizado pelo aplicativo Cemig atende, pelo site da empresa ou por meio de outros canais de atendimento como os números de telefone para contato.

Tarifa Social

A tarifa social é um programa o qual famílias de baixa renda podem usufruir de descontos em suas faturas de conta Cemig.

Para ter acesso ao beneficio, é necessário que o requerente atenda a uma das seguintes condições:

  • estar inscrito no CADUNICO com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, ou
  • estar inscrito no CADUNICO com renda familiar de até 3 salários mínimos e que tenha necessidade em decorrência de patologia de uso continuo de aparelhos elétricos, ou
  • ter algum componente que receba o beneficio de prestação continuada da assistência social (BPC).

Os subsídios para as famílias que atendem as exigências citadas podem chegar a até 100% do valor total da conta dependendo da faixa de consumo das famílias, como segue a tabela abaixo.

subsidio Cemig

Bandeira Tarifária

A implementação das chamadas bandeiras tarifarias pelas concessionarias de energia do Brasil, inclusive a Cemig, foi um instrumento criado pela ANEEL em 2015.

As bandeiras são uma forma de repassar ao consumidor de forma imediata a cobrança pela energia quando os valores da geração são maiores do que deveria ser, em casos de seca por exemplo.

Tal instrumento foi criado pelo fato de anteriormente as variações no preço da geração de energia acabarem sendo “represados” por algum tempo, e posteriormente causar um impacto grande quando da liberação destes custos.

Atualmente existem três cores de bandeiras vigentes e elas seguem o modo de cobrança descrito abaixo:

bandeiras tarifarias Cemig

Quais impostos incidem sobre minha conta Cemig ?

Está ai um dos motivos que mais suscita duvidas nas pessoas quando se trata da conta da luz. Afinal, o que eu pago além da energia que eu consumo?

Bom, a resposta é simples e ao mesmo tempo preocupa. Há na conta de luz da Cemig a incidência de 5 impostos diferentes, abaixo falaremos de cada um deles.

  • ICMS – O imposto sobre circulação de mercadorias e serviços é um imposto estadual. É a maior alíquota que incide sobre a conta de luz, chegando a 30% do valor total da energia consumida.
  • PASEP – O programa de formação do patrimônio do servidor público. São contribuições sociais com o intuito de financiar o seguro desemprego, o abono salarial e a participação na receita dos órgãos e entidades para trabalhadores públicos. A alíquota deste imposto nas contas Cemig é de 0,98%.
  • COFINS – É a contribuição para o financiamento da seguridade social. Ou seja, é um tributo federal que serve como financiamento da previdência e assistência social alem da saúde publica. A alíquota deste tributo é de 4,69%.
  • CIP – O custeio da iluminação pública também é cobrado na conta. Como o próprio nome diz, serve para custear a manutenção da iluminação publica nos municípios. Esse tipo de cobrança é diferenciado de acordo com a cidade.
  • Bandeiras tarifárias – O que é e como são cobradas as bandeiras tarifárias estão descritos acima.

Custo de disponibilidade

Outro gasto implícito que pode estar presente nas contas Cemig é o chamado custo disponibilidade. Isto é, uma taxa cobrada pela concessionaria de energia dos usuários quando eles não consomem dentro de um limite mínimo.

O limite é descrito pela resolução normativa da ANEEL 414/2010, sendo os limites os descritos abaixo:

  • I – 30 kWh, se monofásico ou bifásico a 2 (dois) condutores;
  • II – 50 kWh, se bifásico a 3 (três) condutores; ou
  • III – 100 kWh, se trifásico.

Como economizar com sua conta Cemig

Pensou em economizar energia? Então, logo vem a nossa cabeça os métodos convencionais para redução de consumo como:

  • Troca de lâmpadas para modelos de LED
  • Retirada de aparelhos da tomada quando estão em modo stand-by
  • Diminuição do uso de aparelhos como ar condicionado e ferro elétrico
  • Aproveitar o máximo a luz do dia
  • Utilização de aquecedores solares

Entretanto, existem outras maneiras mais efetivas de conseguir a almejada redução no valor da conta de luz, e é nesse contexto que surgiu a Metha Energia.

A Metha Energia possui fontes de geração em vários pontos espalhados pelo estado de Minas Gerais. Estes pontos produzem energia e injetam na rede da Cemig. Essa geração é transformada em créditos de energia. Que, por sua vez, são distribuídos pela empresa aos clientes, gerando assim descontos de até 15% na conta de luz.

Agora você entende melhor sobre os serviços da Cemig, o Cemig Atende, tributação e economia de energia! Dessa forma, pode entrar em nosso site e saber mais sobre nossa empresa. Basta acessar nossa página e nos conhecer melhor!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *